quarta-feira, março 12, 2008

Um protesto justificado

A enorme manifestação dos professores em Lisboa, no sábado, não consistiu apenas em ajuntamentos de sindicalistas para pregar o bota-abaixo: viu-se um grito de protesto como nunca essa classe de profissionais tinha mostrado. Não admira: na pior equipa ministerial que se vislumbrou nos últimos anos na educação, os professores são o bode expiatório para tantas semi-reformas e reformas adiadas, trocas de ministros, ignorância e "eduquês". Cortaram as verbas a Roberto Carneiro quando mais era necessário e tiveram de inventar mais não sei quantas alterações. Agora veio esta inefável ministra, de rosto rígido e imutável, e o seu Válter Lemos (que, recorde-se, quando era vereador da Câmara de Penamacor faltou à maioria das sessões), esse arrogante funcionário sem ponta de talento, tratar os professores ao pontapé. Não se diga que não. Não é só o novo Estatuto que o demonstra: basta relembrar os casos de violência nas escolas, gravados e publicamente revelados, e o desinteresse e menorização que a ministra lhes votou. acompanhados de um incrível "os professores não podem ter medo". Pois não: fosse a senhora ameaçada em plena aula numa Básica de um "bairro problemático" e queria ver como é que reagia.

Acresce ainda o insensato Estatuto dos Alunos, que permite aos meninos faltar às aulas à vontade, as horas extra transformadas em momentos recreativos com os professores a aturá-los, gastando energia e perdendo preciosos tempo, as alterações a meio do ano lectivo, etc.

Sobre algumas coisas ridículas que ouvi nos últimos dias, não será demais recordar que houve gente na Manif. que nunca tenha estado em nenhuma anteriormente, que raramente faz greve e que nem ao menos está sindicalizada; e que nem todos os "stôres" são comunistas, eu, aliás, nunca me lembro de no ciclo e no secundário ter tido professores dessa área política; é possível que os houvesse, mas lembro-me mais de ter sido ensinado por monárquicos ou militantes activos do CDS, por exemplo. Bem podem os defensores da ministra, que provavelmente percebem tanto do assunto como eu de cultivo de Kiwis, vir defendê-la achando que o que é preciso é "pôr os profs no seu lugar". Melhor fariam em defender que esta equipa fosse para o seu lugar: para a rua. E não era para se manifestar.

Nenhum comentário: