segunda-feira, janeiro 26, 2009

Efeméride esquecida

Passou-me a data da instauração da Monarquia do Norte, há uma semana. E logo nos noventa anos do dia em que a bandeira com a coroa real flutuou de novo nas varandas do Porto. Repito apenas as palavras que disse há um ano. Um acontecimento importante para o país, que como sempre a comunicação social, por ignorância ou oportunismo, deixou passar, com raríssimas excepções. Mas a culpa será também dos monárquicos, por se esquecerem ou pouco referirem o acontecimento - contra mim falo, como é óbvio. felizmente, houve quem não se esquecesse. Mas o movimento nunca chegou a unir os monárquicos, já que faltava o crucial apoio de D. Manuel II, que sempre recusou que a restauração da monarquia assentasse numa revolta armada. Talvez por isso os republicanos conseguiram virar as coisas a seu favor e através do seu exército civil, a Carbonária, dominar os monárquicos que se acantonaram em Monsanto, Lisboa, para depois voltar a controlar o país por inteiro.


O mais provável é que depois deste quasi esquecimento das semanas em que o Norte do país voltou a aclamar o rei, a 31 de Janeiro se ouçam as habituais hossanas e recordações da revolta republicana de 1890, também no Porto, e dos seus "bravos", como se de uma façanha homérica se tratasse. E no entanto, esta não teve, nem de longe nem de perto, o apoio nem a longevidade da Monarquia do Norte.

Ps: um aditamento precioso e esclarecedor sobre assunto, no Estado Sentido. Para quem quiser conhecer estes acontecimentos com grande pormenor, pode recorrer à obra escrita com conhecimento de causa por Rocha Martins, reeditados em dois tomos, pela Bonecos Rebeldes.

Nenhum comentário: