terça-feira, junho 16, 2009

E a Feira do Livro regressou aos Aliados


A Feira do Livro do Porto, que acabou no domingo, esteve plantada este ano na Avenida dos Aliados. Já lá tinha estado, parece, noutros tempos, mas para mim, que só a conhecia na Rotunda da Boavista e no Palácio de Cristal, constitui uma novidade. É sempre grato ver um evento destes ao ar livre e no centro da cidade, mas fiquei com a sensação de que estava mais reduzida do que nos anos anteriores, por causa da limitação de espaço. Até porque já tinha passado pela Feira de Lisboa, no mais amplo Parque Eduardo VII, o que talvez me tenha deixado essa impressão. Outro problema era a chuva - nas duas vezes que lá passei - que como já é usual e alguns previam, marca sempre presença em tempos de Feira, como o pôde certamente comprovar José Mário Silva, que lá conheci no outro dia.


Ainda assim, era uma ideia antiga que se pôs em prática. Além do mais, pode ser que acontecimentos destes tragam mais pessoas à Baixa, que bem está precisada. Sempre permite, com os horários alargados, que mais gente passe pelos Aliados e disfarce aquela sensação de vazio em que o espaço central portuense se transforma ao final da tarde.

2 comentários:

António Conceição disse...

Acho que não. Pelo menos não me lembro de a "Feira do Livro" ter alguma vez decorrido na Avenida dos Aliados e não me parece provável que isso alguma vez tenha acontecido, porque a Avenida dos Aliados era, até há pouco tempo, uma zona ajardinada, onde não era fácil montar bancas.
A "Feira do Livro" decorreu muitas vezes, isso sim, na Praça General Humberto Delgado, ao cimo da Avenida dos Aliados. Foi aí que comprei, por exemplo o livro "Quando os Robles se Abatem", de André Malraux, ou "A Evolução da Física", de Einstein.

João Pedro disse...

Então é isso...como o espaço não tem propriamente separação física, confundiu-se a avenida com a Praça Humberto Delgado (embora este seja bordejada por aquela). Eu provavelmente cometeria o mesmo erro, já que me habituei a chamar Avenida dos Aliados a todo aquele espaço, das Cardosas À câmara. Mas também já tinha pensado como seria complicado montar a feira nos antigos canteiros.