quarta-feira, março 21, 2012

Tesouros inesperados 3

Em (A invenção de) Hugo (Cabret), o último filme de Scorcese, ainda em exibição, também há a busca de tesouros, na forma de uma herança desconhecida que é das poucas coisa que o pai do protagonista, um rapazinho que vive no relógio da Gare Montparnasse, lhe legou. Mas mais do que uma herança, acaba por ser um tesouro perdido, que leva à descoberta de traços de mais uns quantos "tesouros" esquecidos por todos, menos pelo homem que os criou. Sempre pensei que George Meliés tivesse sido sempre um homem reconhecido pelo seu trabalho, mas a verdade é que Hugo, dentro do seu registo algo fantástico, conta a história (verdadeira, no que interessa) da queda e redenção do pioneiro do cinema, que chegou a tornar-se um simples comerciante de brinquedos antes do seu trabalho ser redescoberto e reapreciado, acabando mesmo por lhe valer a Legion d´Honneur.

Os tesouros descobertos são os traços da obra de Meliés (interpretado por um Ben Kingsley igual a Medina Carreira), os seus fabulosos desenhos escondidos e a sua obra cinematográfica redescoberta. Contam-se por dezenas os seus filmes, sobretudo fantásticos ou de terror, e os primeiros efeitos especiais. Mas o mais conhecido, e que dá o ponto de partida para a descoberta do tesouro cinematográfico de Meliés, é mesmo Voyage dans la Lune, esse ícone do primitivo cinema de aventuras e ficção científica que se tornou um ex-líbris do realizador francês. A sua utilização em alguns videoclips prolongou a sua popularidade ao longo das décadas. E ao ver as suas imagens, é impossível deixar de pensar na homenagem que os Smashing Pumpkins e os Queen lhe fizeram.





A propósito dos Queen, outro ponto de ligação: Sacha Baron Cohen, que interpreta o papel do desastrado guarda da estação de Montparnasse, fará de Freddy Mercury num biopic, ao que parece ainda este ano. Seja o que for, deve ser surpreendente.

Nenhum comentário: