quinta-feira, maio 17, 2012

A sorte de estar no lugar certo



François Hollande tomou posse como presidente da Vª república. O dia não correu assim tão bem, com o adiamento do encontro inicial com Angela Merkel por causa de uma tempestade - nem os céus são clementes com os estadista-mores da "eurozona" - além de que dá sempre a ideia de que se tratou mais de uma acção de vassalagem perante Berlim. O novo chefe de estado francês terá muito por onde provar que não é um mero placebo, nem o candidato "qualquer um menos Sarko".

Por muito que venham com a ideia de que Hollande ganhou por trazer novas ideias, ou para "estilhaçar a política de Angela Merkel", a verdade é que o novo presidente francês chegou ao Eliseu mais por demérito do adversário do que pelas suas (desconhecidas) qualidades de "homem normal". Sarkozy, eleito em 2007 com grande alarido como o homem que ia libertar e transformar a França, acabou por se revelar um estadista frenético, com um mandato ao sabor das conveniências, desejoso de ribalta mas sem verdadeiramente saber lá estar (por vezes com exagero mediático). As suas reformas para criar um "Islão francês", "fora das caves", ficaram-se pela proibição do niqab. Na economia, nada de novo, e a França até perdeu o triplo A. Nas relações sociais, apenas o aumento da idade da reforma em dois anos, e de forma atabalhoada, provocando viva contestação nas ruas (se bem que os franceses, teimosos como mulas, sejam difíceis de convencer nestas questões). O debate sobre a identidade nacional surtiu pouco efeito, parecendo mais uma piscadela de olho ao eleitorado da Frente Nacional, e nem o projectado museu da história de França saiu do papel. No plano internacional, conseguiu alguns trunfos, mas a precipitação no caso da Líbia poderá causar males maiores do que os anteriores, além de quem derrubou Kadhafi, que acolhera a desculpara antes e cujas acusações de patrocínio líbio da campanha da UMP não vieram nada a calhar.

Em suma, Sarkozy não cumpriu o que prometera, construir uma França mais descomplexada, mais arejada, um exemplo para a Europa e para o mundo. Antes provocou diversas crispações, ressuscitou fantasmas, causou polémicas (a criminalização dos que negam o Holocausto e o genocídio arménio é outro mau exemplo). Para mais, a ostentação nova-rica, as viagens para sítios luxuosos, a tentativa de nomeação do filho para um cargo para o qual não reunia competências, o caso célere com Carla Bruni, até o que envolveu o nascimento da filha, caíram mal entre os franceses. Não se podia mais com aquele mediatismo que ainda por cima mostrava à França o que ela menos suportava. Era demais. Vi um documentário com testemunhos de correspondentes estrangeiros em Paris dos mais conhecidos orgãos de imprensa pelo Mundo fora, e todos eles teciam as mesmas críticas ao presidente (embora me parecesse demasiado parcial aquilo aparecer antes das eleições). Os gauleses estavam fartos, e qualquer um que lhes colocassem à frente como alternativa teria francas possibilidades de sair vencedor, desde que não fosse demasiado radical. Strauss-Khan ganharia com uma perna às costas e os olhos vendados, mas caiu na sua própria desgraça. Hollande aproveitou o espaço em branco, afastou Martine Aubry e ganhou. Ou melhor, conseguiu estar no lugar certo quando os franceses precisavam de qualquer um para se verem livres de Sarkozy. Cabe-lhe mostrar que é mais do que um mal menor.

Nenhum comentário: