domingo, julho 08, 2012

A miséria académica


O caso Miguel Relvas - mais um, depois das dispensas de Pedro Rosa Mendes, das pressões sobre o Público e dos contactos que afinal eram mais do que um, com Jorge Silva Carvalho - que tantas parecenças tem com os de Sócrates e outros elementos da política nacional obriga inevitavelmente a olhar para o nosso sistema académico e para o ensino universitário privado. O facto em si já é grave, e devia, por acumulação, levar à demissão de Relvas, o perfeito fura-vidas da política, que está em toda a parte sem se saber bem como. Mas como o "licenciado" tem igualmente o controlo do aparelho partidário do PSD, é mais inamovível do que uma lapa.

A tal licenciatura em não-se-sabe-bem-o-quê de Relvas deve, espera-se, ser ser a gota de água neste tipo de procedimentos, depois do famosíssimo caso da licenciatura de José Sócrates num Domingo, da de Armando Vara, e das de várias figuras da política portuguesa, ávidas de adquirirem um "canudo" que lhes dê o tratamento de "doutor" ou "engenheiro". A tampa soltou-se, e será doravante impossível que as coisas fiquem na mesma, tal o brado que têm provocado. O ensino privado tal como existe em Portugal passa por horas de amargura. Já tivemos a tristemente célebre Universidade Moderna, pertença da maçonaria da Casa do Sino, a sua publicidade maciça e os inúmeros atritos em que esteve envolvida; a Universidade Independente e as suas licenciaturas a pedido; e temos agora os estilhaços da antiga Universidade Livre, sobretudo a Lusófona, que distribui diplomas consoante o "currículo". Definitivamente, fora do ensino público e concordatário (Católica), poucas são as privadas que se destaquem pela positiva. Mal na fotografia  ficam também as instituições às quais cabem a supervisão destes centros de "ensino", que mais não são do que empresas que vendem cursos com alguma aparência de mérito. Depois dos tristes exemplo do Banco de Portugal sob essa ilusão chamada Vítor Constâncio, e da Autoridade para a Concorrência, temos agora as universidades privadas com rédea solta, onde o estudo, o mérito e o conhecimento são pormenores secundários face à posição e meios de certos alunos. Tudo isto numa altura em que licenciados, pós-graduados, mestres e doutorados em universidades a sério, a tal "geração mais qualificada de sempre", se vêem sem trabalho e muitas vezes emigram para onde o haja e onde os seus conhecimentos são aproveitados. É compreensível que se revoltem, ao lado destas nulidades que trepam na vida com cursos adquiridos a trouxe-mouxe.

Mas há outros aspecto que sobressai deste levantar do tapete do mundo das privadas e dos que nelas tiram cursos ao minuto: o de que a classe política, de há uns anos para cá, tem uma preparação medíocre, consequência de terem vindo dos partidos e respectivas juventudes e não terem carreira profissional ou académica minimamente relevantes. Repare-se: Mário Soares, ainda que sem notas brilhantes, tem duas licenciaturas. Cavaco Silva, Freitas do Amaral, Adriano Moreira, e o desaparecido Mota Pinto eram docentes respeitados nas suas áreas, com currículos assinaláveis nas suas universidades. Guterres formou-se em engenharia com nota 19. Durão Barroso ficou a meio do Doutoramento em Georgetown. Santana Lopes formou-se na Faculdade de Direito de Lisboa e esteve como bolseiro na Alemanha. Depois, de súbito, chega-se à fissura, a partir de Sócrates e do citado curso da Independente, passando por Passos Coelho e António José Seguro, com cursos tirados rapidamente e já com trinta e tais (as respectivas juventudes era impeditivas de maior aplicação ao estudo), e chegando aos casos extremos como Relvas. Olhemos para os líderes dos principais partidos: Francisco Louçã é catedrático do ISEG, em economia; Paulo Portas é licenciado em Direito, pela Católica; Jerónimo de Sousa não tem estudos universitários e não o esconde de ninguém (no PC até é bem visto, faz parte do sector "operário"). E se formos mais além, ainda descobrimos Garcia Pereira, doutorado em Direito do Trabalho. Passos e  Seguro, líderes dos partidos do poder, são o que se vê, e representam bem a miséria académica que grassa no centrão, de onde emanam políticos sem currículo além da vida partidária, e sem instrução, estudos ou obra relevantes ou sentido de serviço público.


Um comentário:

Anônimo disse...

assino por baixo
kikofonseca