sábado, abril 20, 2013

Pequenos déjà vus (ou os círculos da História)

 
Em França, verificam-se não apenas discussões e controvérsias saudáveis que são sempre característica de um regime pluralista, a propósito da aprovação do casamento e adopção homossexual, mas também um clima de confronto e de agressividade que faz lembrar, nas devidas proporções, os famosos motins de Fevereiro de 1934.
 
Em Espanha, os republicanos comemoram o "seu" dia para se manifestarem contra o Rei e contra a Monarquia em plena Madrid (embora não com a dimensão que a comunicação social lhe quis dar, longe das "dezenas de milhar" de manifestantes).
 
Na Ásia-Pacífico, a Coreia do Norte ameaça os vizinhos ao passo que o Japão resvala para uma toada nacionalista e o rearmamento para além das simples forças de autodefesa está na ordem do dia.
 
Em Itália, Beppe Grillo promete uma "marcha sobre Roma" em protesto contra a reeleição do velho Napolitano.
 
Bem sei que a Alemanha não pretende expandir-se militar nem territorialmente, e que Passos coelho não é exactamente um Salazar (até porque peca por defeito e falta de sentido de estado). Mas é inquietante pensar como tantas destas coisas nos lembram os anos 20/30 do século XX. O conhecimento da História e o valor da memória são hoje em dia mais valiosos do que nunca. É bom que não os coloquemos de lado. O preço a pagar seria altíssimo.

Nenhum comentário: