sexta-feira, maio 24, 2013

"Parabéns"? E porque não um manguito?


Acabado o campeonato, parece que a mini-conversa futebolística mais ouvida é que Jorge Jesus não deu os parabéns ao FCP e a Vítor Pereira. Devia dá-los? Não me lembro de darem parabéns a Jesus pelo últimos campeonato ganho (pelo contrário, diziam que era o "campeonato dos túneis", aqueles em que alguns andaram a espancar stewards, e a conversa continua até hoje), nem nos anteriores. Até duas semanas antes, ouvíamos o treinador portista a comentar com azedume um jogo que lhe era alheio e a dizer que o campeonato ia ser "sujinho,sujinho" (seria uma premeditação, depois do que se viu Domingo em Paços de Ferreira?) Ao que parece, tudo está esquecido em função do resultado final.
Ao mesmo tempo, os cronistas de serviço falam do "mau perder" do Benfica. Um dos que vem com essa conversa é Miguel Sousa Tavares, porque ele sim, "sabe ganhar". Eu não sei qual é o problema de falta de memória desta gente, ou se estarão simplesmente a gozar. Sabem ganhar, os mesmos que há duas semanas só falavam do "Capela", que nunca reconheceram os últimos títulos benfiquistas e que até publicaram uma suposta (e em boa parte falsa) lista de supostas aleivosias cometidas pelo Benfica nos últimos anos? Que cantam cânticos injuriosos para os benfiquistas como quando ganharam a UEFA? E têm bom perder,  os que impediram os benfiquistas de festejar no centro do Porto com a justificação (dada por dirigentes portistas e pelo mesmíssimo Sousa Tavares) de que se tratava de uma "provocação" porque "queriam comemorar o segundo lugar"? Provocação essa que deve desaparecer quando se vêm cachecóis azuis no Marquês de Pombal. Sorte a deles que os benfiquistas jamais comemoraram segundo lugar algum.
Agora, exigem que Jesus lhes dê os parabéns. O treinador do Benfica reconheceu mérito a quem ganhava, e era tudo o que devia dizer. Queriam parabéns? Mais justo seria que lhes tivesse mandado um manguito, nunca pérolas a porcos. Já não há paciência para a hipocrisia futeboleira.

Nenhum comentário: