segunda-feira, setembro 09, 2013

Um debate com quase todos

 
Algumas associações portuenses conseguiram juntar os candidatos à Câmara Municipal do Porto em debate na sede da AICCOPN, na última quinta à noite. Infelizmente, à última da hora não consegui ir, para ver um momento raro: a troca de ideias entre pretendentes à segunda autarquia mais importante do país (Sintra que me perdoe, mas não é pelo facto de terem ultrapassado em população que ganharam importância ao Porto), sem que seja uma televisão a fazer a convocatória. Estão por isso de parabéns  a Campo Aberto, a AMO e a APRUPP, pela organização do evento que se debruçava sobre temas como o ambiente, a reabilitação urbana e o património. E também todos os candidatos, que se dispuseram a debater projectos e ideias sem chicana nem acusações demagógicas de parte a parte.
 
Todos os candidatos? Não. Houve dois que por razões de atrasos na resposta não compareceram, e ainda outro, precisamente o que proclama o "Porto forte", que se recusou a ir, aparentemente sem razão válida, porque  "sobre esses assuntos não dá resposta". Estranho que alguém que pretende fazer frente ao centralismo tenha assim tanto receio de debater ideias, talvez porque ali não possa fazer os seus habituais discursos grandiloquentes, rodeado dos subalternos do costume. Aliás, a sua carreira política não revela momentos de grande coragem bem pelo contrário.
Esperemos que no debate promovido pela Porto Canal estejam realmente todos. Senão, poderemos desde já tirar algumas consequências definitivas.

Nenhum comentário: