segunda-feira, fevereiro 09, 2015

O ponto final


Já ouvimos de tudo: "jogaram como uma equipa pequena", "lá estão eles a festejar antes do tempo", "até parece que ganharam o campeonato", "o Sporting deu-lhes um baile de bola", "tiveram uma sorte incrível", "nem percebem que o Porto só ficou a 4 pontos", "o golo é irregular", "deviam ter sido expulsos dois jogadores do Benfica", "o Sporting tem um orçamento muito menor", etc, etc, etc. 

Estas são algumas das declarações mais representativas dos adeptos não-benfiquistas ontem à noite. O empate ao cair do pano, sete minutos depois do golo de Jefferson, que pôr Alvalade em delírio como há muito não se via, e que quase deu a segunda vitória do Sporting ao Benfica de Jesus, deixou 90% daquele estádio mudo (pena que não tenham mostrado Bruno de Carvalho nessa altura). A sorte que sorriu ao Benfica é a mesma que o Porto teve no penúltimo jogo de 2013, e que os seus adeptos constantemente no-lo recordam, e é a devolução da que o Sporting também teve na terceiro jornada do campeonato, em que marcou graças a uma fífia monumental de Artur e em que o Benfica não soube aproveitar as muitas oportunidades de golo que teve. Só o Sporting quis ganhar ontem? Pois nesse desafio em Setembro o Benfica quis muito mais e só conseguiu um ponto. O resto, em especial as críticas à arbitragem (ridículas e falsas) e as acusações de "festejos exagerados" (como se qualquer outra equipa não fizesse exactamente o mesmo) são produto do estado de espírito de ver os três pontos ir pelo cano na última jogada.

É verdade que o Benfica teve um jogo ofensivo quase nulo. Mesmo com a ausência de Gaitan e de outros, pedia-se mais. Ola john, que só usa o seu talento de vez em quando, esteve mais uma vez discretíssimo, e o pior é que Salvio também. E jogar para o empate pode dar em derrota. Por felicidade, não deu. A mesma felicidade, que, como disse, nos fugiu noutras ocasiões. 
O ponto ganho no fim vale por si e pela injecção de moral aos jogadores. Pode ser a famosa "estrelinha de campeão". O Benfica conserva 4 pontos sobre o Porto, já jogou nas Antas e em Alvalade e não joga nas competições europeias. Pode e deve ganhar o campeonato, assim tenha engenho para isso e Jesus não desate a inventar nem a armar-se em bom, como antes de Paços de Ferreira (dizia que a segunda volta ia ser melhor que a primeira e já perdeu tantos pontos como aí). A recuperação de alguns jogadores também ajudava. Uma coisa é certa: o Benfica está vivíssimo e tem todas as perspectivas de ser campeão. Já o Sporting...



Nenhum comentário: