sexta-feira, maio 15, 2015

O Dnipro de Dnipropetrovsk





Não posso deixar de achar graça ao ver o inesperado Dnipro Dnipropetrovsk na final da UEFA (ou Liga Europa). um clube sem grandes estrelas, do centro de um país em guerra ou perto disso, a conseguir um feito destes, perante o bem mais apetrechado Nápoles, é digno de nota.


Da cidade de onde provém o clube, apenas sei que fica nas margens do Dniepre, mesmo no centro da Ucrânia, e que durante a URSS era uma cidade praticamente fechada, já quer um centro industrial de armamento e de invesigação nuclear e espacial, pelo que se impunha afastar qualquer ameaça de espionagem. E diz-nos a Wikipedia que lá nasceram Brejnev e Yulia Timoshenko. O dito clube local, o Dipro, actualmete o terceiro clube ucraniano, com o seu novo e espaçoso estádio, chegou a ser campeão soviético no fim dos anos oitenta. Na Taça dos Campeões, seria eliminado, com uma derrota caseira por três secos, pelo Benfica de Eriksson, que chegaria à final de Viena. É daí que vem o meu conhecimento do clube, que tem alguns bons jogadores, entre os quais o português bracarense Bruno Gama. Podem ver esse jogo de 1990 na íntegra, aqui, cortesia do Red Pass.

Agora só lhes peço uma coisa: continuem o milagre e vençam esse insuportável Sevilha na final de Varsóvia. Até é um país vizinho e tudo.

Nenhum comentário: