domingo, março 13, 2016

Uma semana inesquecível


Concluiu-se uma semana de sonho para o Benfica como há muito não se via. Todos os vitupérios, gozos e faltas de respeito para com Rui Vitória caíram por terra. Não que o técnica do Benfica tenha passado a ser exepcional, mas já deu provas de ser mais do que um mero "professor de ginástica". Demonstrou que é mesmo um técnico a sério e que o Benfica tem cérebro, ao contrário do que mastigava o seu antecessor.
Nos últimos dias, vimos o Benfica vencer em Alvalade - com sorte, mas com esforço e inteligência - depois de todos nos prognosticarem a derrota, para mais com a lesão de Júlio César, e o Porto a afundar-se em Braga nos seus próprios erros, e ainda fomos buscar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões a S. Petersburgo, nas barbas de André Villas Boas. Ou seja, passagem para o primeiro lugar isolado do campeonato, derrotas dos dois rivais e uma vitória preciosa e emocionante frente aos milionários da Gazprom e ao insuportável Hulk, o "incrível" jogador que nunca subiu além da Rússia. Se na Luz o triunfo arrancado a ferros era um bom tónico depois do desaire com o Porto, na cidade dos czares, o Benfica, depois de uma primeira parte equilibrada, e de na segunda ter sofrido um golo estúpido e consentido, soube ir atrás do empate, ser inteligente, desequilibrar o adversário e dar o golpe de misericórdia, com uma vitória que já nem era necessária para a passagem aos quartos de final da prova mas que moraliza ainda mais para os próximos dois meses (e que melhora a classificação das equipas portuguesas na UEFA). André Villas Boas, que já se sabe que vai deixar o clube russo no fim da temporada e que tantos desgostos deu ao Benfica em 2011, volta a ficar com a carreira tremida. Uma pequena vingança co  saudações da Luz.
 
A semana pode ser de sonho, mas convém voltar à terra. Os quartos de final serão extremamente difíceis de passar, venha quem vier. Ainda há uma meia final da Taça da Liga por disputar em Braga. e o campeonato já está aí, com o Tondela, esse modesto clube da Beira Interior que está em último mas que já roubou pontos em Alvalade. E continuam a faltar alguns jogadores importantes. Cautela, portanto.
 
Mas o gozo dessa semana inesquecível já ninguém nos tira.
 
 

Nenhum comentário: