quarta-feira, maio 31, 2017

Factos relevantes da bola neste fim de época.

 
Ainda na bola, alguns acontecimentos recentes que ficaram da última semana:

- A despedida de Totti. Um dia isto tinha de acontecer. O soberano da Roma, o eterno ragazzo há muito capitão dos gialorossi, despediu-se dos relvados e do seu clube de sempre, aos 40 anos, depois de 23 a jogar com a camisola áurea e vermelha. É difícil hoje em dia ver um jogador tão identificado com um clube como Totti (embora em Itália isso seja relativamente comum, quer pela fidelidade de alguns jogadores, quer pela sua longevidade). Jogou sempre no clube da Cidade Eterna, recusando convites do Real Madrid, por exemplo, e com a sua camisola ganhou a Bota de Ouro de melhor marcador da Europa, embora nem fosse ponta de lança. Obteve poucos títulos (apenas um scudetto italiano), e curiosamente o maior deles todos até o conseguiu com a camisola azul da selecção: o Mundial de 2006. Será difícil vê-lo de fato e gravata com o cargo de dirigente. Tenho mesmo de encontrar o autógrafo que ele me deu aqui há uns anos.
 
Resultado de imagem para totti último

- A vitória do Manchester United na Taça UEFA (ou Liga Europa, como lhe chamam agora). Mourinho não deslumbrou neste seu primeiro ano em Old Trafford, longe disso. Teve tantos empates que já corre a piada que a alcunha Special One é pelo número de pontos obtidos em média por jogo. Além disso, viu uma "epidemia" de lesões varrer o plantel no fim de época, em especial Ibrahimovic, que por pouco não encerrava a carreira. Mas na final para conquistar o único troféu que faltava à vitrina dos Reds não falhou. Venceu sem grandes dificuldades um Ajax muito talentoso mas demasiado verde, que certamente dará que falar nos próximos anos. No confronto entre dois gigantes europeus, ganhou claramente a experiência. Ainda por cima, num dia depois do chocante atentado em Manchester, contra crianças e adolescentes, a vitória dos mancunians acabou por ser uma homenagem à cidade.
 
Imagem relacionada
 
- As conquistas dos respectivos campeonatos por parte do Honvéd e do Slavia, velhos representantes do futebol húngaro e checo, respectivamente. O primeiro era mesmo o clube de Ferenk Puskas e ainda se cruzou com o Benfica, para sua desgraça (o SLB pespegou-lhes 9-0 no total), e do segundo há já uns tempos que não se ouvia falar. Acrescentemos o regresso de alguns históricos, como o Mónaco de Jardim, Bernardo Silva e Moutinho, que encantou a França e a Europa, o Feyenoord de Roterdão e o Spartak de Moscovo.

Nenhum comentário: