quarta-feira, maio 24, 2017

Tetra


O Benfica conquistou o seu primeiro tetracampeonato, enfim, depois de vários "tris". O 36º título não chegou com a maior das facilidades. Apesar de grandes reforços do plantel, sobretudo nas alas, deu a sensação de que havia sempre posições que não estavam devidamente preenchidas. A equipa nunca teve momentos de grande rasgo, limitou-se a fazer o necessário, e sofreu uma autêntica razia de lesões. Jogadores como Rafa, Jonas e Grimaldo estiveram meses a fio sem poder jogar, para não falar nos casos como o de Jardel que quase nem pisou os relvados. Ainda assim, esteve sempre um pouco à frente da concorrência, e nos momentos fundamentais, nunca escorregou. E quando chegou a primeira oportunidade de agarrar o título, não a desperdiçou, e despachou o Vitória de Guimarães com uma exibição portentosa e uma goleada categórica. Missão cumprida, quarto campeonato seguido, festa no Marquês e em todos os "marqueses" por esse país fora (isto é mesmo verdade: não faltavam cartazes noutros pontos de comemoração, como a rotunda da Boavista, com a inscrição "praça do Marquês de Pombal").
 
Resultado de imagem para benfica tetracampeão
 
O Benfica acabou a temporada com um empate a dois no Bessa, com uma equipa de suplentes, já a pensar na Taça. Fica com seis pontos a mais que o segundo classificado, melhor ataque e melhor defesa. E maior paciência, também. Durante toda a época, e até ao fim, choveram acusações, remoques, ataques, mistificações da parte dos adversários do Benfica. O Sporting do patético Bruno de Carvalho voltou a usar o falso argumento dos "vouchers" (coisa já avaliada e despachada pelas instâncias desportivas europeias), a meter-se em jogos que não lhe diziam respeito, e nem quando as evidências mostravam que a equipa de Jorge Jesus não tinha capacidade de discutir o título o seu nível melhorou (fica como exemplo maior a sua reeleição e o discurso de "vitória"). Do lado do FC Porto, um desvario total. Queixas em barda de supostos penaltys não marcados a seu favor (mesmo quando era claro que eram os jogadores portistas a atirar-se para o chão), acusações ao Benfica em especificar porquê, e uma ligeira acalmia numa altura em que a equipa de Nuno Espírito Santo começou a jogar alguma coisa e os árbitros a ser complacentes, antes de voltar o delírio e os seus órgãos de comunicação oficiais assumirem uma postura de trolls de redes sociais. Neste particular, o director de comunicação do FCP assumiu-se com um moço de fretes particularmente cáustico, no seu canal de TV aberto ao público, criando termos como "cartilha" (demonstrando que segue a sua própria) e "Liga Salazar". Este último argumento é particularmente estúpido, já que assume que se o Benfica ganha é graças a Salazar, mesmo que o homem já tenha morrido há quase 50 anos. O que desmente a lenda negra de o Benfica ter sido "o clube do Estado Novo". Chega a ser embaraçoso como é que um clube que durante anos a fio se serviu de esquemas ilegais à vista desarmada tenta sem qualquer base de sustentação acusar outro de esquemas semelhantes. Isso com o precioso auxílio dos comentadores na tv, além de outros como Miguel Sousa Tavares, Pedro Marques Lopes ou Paulo Baldia (que me surpreendeu pelo fanatismo), e uma propaganda maciça que tentava passar a ideia de que o Benfica era constantemente beneficiado. Dois exemplos: os jogos entre Benfica e Sporting, em que se acusou o SLB de ter ganho o primeiro jogo com penaltys contra perdoados, mas se esqueceu os penaltys que ficaram por marcar contra o clube verde no jogo da segunda volta. E a antepenúltima jornada, em que uma arbitragem inenarrável impediu a vitória do Marítimo sobre o FCP e ainda tivemos de ouvir os lamentos dos portistas. Fosse o contrário e o que não se diria do Benfica...
 
Enfim, dos fracos e dos perdedores não rezará a história do campeonato (e se o Benfica ganhou justamente o título sem jogar grande coisa, que dizer dos outros?). Mas isto ainda não acabou: no domingo o Benfica pode conquistar mais um título se levar de vencida o Vitória no Jamor. E o jogo não vai ser com certeza tão fácil como na jornada do campeonato. Mais uma taça na vitrina, é que se pede. Antes de merecidas férias para atacar para o ano o penta.
Resultado de imagem para benfica tetra com pião
 

Nenhum comentário: